Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Atividade 1.8


Tema do projeto: Uma horta em Minha Escola

Abrangência: Conhecimento de mundo: Natureza e Sociedade, linguagem oral e escrita, matemática, Artes Visuais, Movimento e Música.

Produtoras: Professora e alunos do maternal II – turma de 03 a 04 anos.

Destinatário: Professores e alunos do maternal II e comunidade escolar em geral.

Escolas envolvidas:

EMEI “Pingo de Gente”

CEI “Jardim São José”

CEI “Reino Encantado”

CEI “Anjo da Guarda”

Duração: Tempo indeterminado.

Coordenadora: Silvia Helena Rodrigues Mancini

Orientador: Leonel Pereira Comar

Introdução

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo em que promovemos a saúde. A formação e a adoção de hábitos devem ser estimuladas na infância, pois é durante os primeiros anos de vida que são formados os hábitos alimentares.

Visando esta promoção saudável de alimentação equilibrada e o conhecimento mais aprofundado sobre o meio ambiente foi desenvolvido o projeto “Uma Horta em minha Escola”. Este trabalho integra ações pedagógicas com base no ensino aprendizagem, propiciando ao aluno a vivência e participação ativa no projeto, além de despertar o interesse pela questão ambiental e preservação dos recursos ambientais. Do plantio passando pela colheita ao preparo dos alimentos, os alunos terão a oportunidade de adquiri todo conhecimento enquanto a base da atividade produtiva, e possibilitar a complementação da merenda escolar e desenvolvimento de conceitos relativos a sustentabilidade.

Desta forma a horta torna-se um laboratório vivo para as diferentes atividades didáticas, ela proporciona uma maior variedade de alimentos para o lanche das crianças, permite que parte da comunidade escolar tenha acesso a essa variedade de alimentos e abrange o conhecimento dos alunos acerca do meio ambiente e alimentação saudável.

Além de todos os aspectos educacionais abordados com a horta escolar, o aluno aprende também a consumir alimentos produzidos, a prepara-los de forma criativa aprendendo sobre seu valor nutritivo e ter satisfação ao consumir o que ajudou a cultivar.

Justificativa
O presente projeto não contou com determinação prévia de sua duração, por se tratar de um tema instigante com possibilidade de abrangência múltipla. O interesse e participação da turma de alunos foram os fatores determinantes para a estruturação temporal do trabalho. A escolha deste tema se deu devido ao grande interesse demonstrado pelas crianças em manusear e observar sobre jardins e hortas.

Fazia-se necessário, assim, possibilitar que os alunos conhecessem e cultivassem uma horta, conhecessem seu ecossistema e se sensibilizassem sobre o fato de ser, a horta, fonte de alimentação e consumo, procurando ampliar seus horizontes no que tange à constituição e importância de uma horta para a alimentação, a possibilidade de inserir outras atitudes frente aos seres vivos em questão, bem como, ampliar seu entendimento quanto aos hábitos alimentares em sua dieta diária.

Objetivo Geral

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais.

Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.

Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

Objetivos Específicos

• Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;

• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;

• Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;

• Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;

• Criar, na escola, uma área verde produtiva pela quais todos se sintam responsáveis;

• Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;

• Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;

• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

Desenvolvimento do Projeto

1. Roda de conversa diária;

Conhecimentos prévios e as novas descobertas.

2. Roda da leitura;

Leituras de histórias relacionadas ao tema.

3. Pesquisa em diversos portadores textuais;

Consulta em revistas e livros para informar sobre o cultivo de uma horta.

4. Debate com base nos conhecimentos prévios e nas informações recolhidas do material pesquisado;

Conversas informais sobre o tema para melhorar o entendimento.

5. Entrevista com os alunos;

Pesquisa sobre o habito alimentar atual.

6. Visita externa;

Visita a uma horta já existente para melhor compreensão do projeto.

7. Preparo do solo para o plantio;

Seleção das sementes. Retirada de ervas daninhas e preparação do terreno para o plantio prévio.

8. Impressão com folhas e pintura a dedo;

Realização de atividades relacionadas ao projeto.

9. Plantio definitivo;

Plantio das mudas no local adequado.

10. Irrigação e acompanhamento do crescimento;

Irrigação das mudas e verificação do desenvolvimento das plantas.

11. Colheita dos alimentos;

Colheita dos alimentos produzidos e sua higienização.

12. Preparação dos pratos;

Confecção de pratos com os alimentos colhidos.

13. Avaliação dos resultados.

Avaliação dos Resultados do Projeto

As avaliações serão feitas através de observações diretas durante o desenvolvimento do projeto dentro da sala de aula serão atividades que avaliem a absorção e a assimilação do conhecimento do trabalho desenvolvido no laboratório vivo.

Observação das mudanças de atitudes durante as atividades, através da aplicação novamente da pesquisa realizada no início do projeto objetivando a alteração dos hábitos alimentares.

“Uma horta é uma festa para

os cinco sentidos.

Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer.”

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Escolha do terreno

O planejamento de uma horta inicia-se pela escolha da área. Na produção de hortaliças há grande movimentação de mão-de-obra e insumos. A delimitação do espaço físico da horta é feita por carreadores. Se possível, o local deve tomar sol o dia inteiro, deve ser plano ou levemente inclinado, não devendo ser encharcado. O terreno para horta deve ficar afastado de privadas, chiqueiros ou esgotos.

Coleta do esterco (adubo orgânico):

Os adubos são usados para ajudar no crescimento das plantas. Iremos utilizar esterco animal.

Preparação do solo

Limpar ou capinar a área, juntando todo o mato em um canto. O material retirado servirá, depois de decomposto, como adubo orgânico (esterco). Desmanchar os torrões, usando enxada, deixando o terreno bem fofo.

Montagem dos canteiros

Os canteiros devem ficar atravessados em relação à queda do terreno para evitar que as águas das chuvas os destruam. Devemos fazer cercadura, porque a regagem constante causa erosão. A cercadura pode ser feita com a própria terra, ou com outros materiais. As medidas dos canteiros devem ser feitos do tamanho que a sua área permitir.

Plantio

Existe vários tipos de plantio, podendo ser com mudas, direto nos canteiros ou até mesmo em covas. Após o plantio as mudas devem ser regadas com uma certa freqüência (diariamente).

Desenvolvimento da Planta

Durante a fase de crescimento das mudas as crianças puderam acompanhar o desenvolvimento das plantas e suas fases. Também aprenderam sobre o cuidado que devemos ter nesta etapa do processo.

Colheita

A colheita deve respeitar o período de maturação das hortaliças, portanto algumas podem ser colhidas totalmente e outras cortadas, para poderem brotar e em época oportuna colhidas novamente.

Higienização e Consumo

A higienização é uns dos momentos mais importantes, pois dependo de como ela é feita pode ser perder todo o trabalha de meses. E após esta etapa é que podemos verificar o resultado obtido com o interesse das crianças em experimentar o fruto de seu trabalho e principalmente com a mudança do seu hábito alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário