Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

ATIVIDADE 4.4


Plano de aula



Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Educação Infantil Movimento Coordenação

Expressividade

Atividades rítmicas e expressivas



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro.

- Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho.

- Aprender sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras pesquisados no livro e filme O menino maluquinho.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhencendo o autor e a obra

Duração: 25 minutos

Material: computadores e livros do Menino Maluquinho

Local: sala de informática e biblioteca



Figura 1 - Livro Menino Maluquinho

Para dar início às atividades a professora poderá propor uma leitura coletiva da obra “O Menino Maluquinho” de Ziraldo. Caso as crianças já estejam alfabetizadas essa leitura pode ser feita individualmente. Em seguida, a professora poderá exibir alguns vídeos e reportagens que falem um pouco mais sobre o autor e suas obras.

Sugestão de vídeos:

• http://www.youtube.com/watch?v=YXnSEJTtb9M (acessado 13/10/2010)

• http://www.youtube.com/watch?v=r9xo2un_Nuc (acessado 13/10/2010)

Ao final desta atividade a professora juntamente com as crianças fará um levantamento das brincadeiras que foram relatadas na obra e nos vídeos. Em seguida, irão para o pátio ou quadra da escola fazer algumas daquelas brincadeiras.



Atividade 2– Rouba-bandeira

Duração: 25 minutos

Material: bandeiras e giz

Local: quadra ou pátio

Na seqüência das atividades a professora poderá trabalhar com a tradicional brincadeira do rouba bandeira (Figura 3). Divididas em duas equipes as crianças terão que atravessar o campo da equipe adversária até atingir a região da bandeira sem serem tocadas pelos colegas do outro time. Se alguma criança for tocada pelos oponentes no campo adversário esta terá que permanecer colada (parada) até que alguém do seu time a descole (toque nela). Na área da bandeira do adversário ninguém pode ser colado. Assim que uma equipe conseguir chegar até a região da bandeira terá que retornar ao seu campo de posse da bandeira adversária sem ser colada. Caso isso ocorra a equipe marcará um ponto e a brincadeira recomeçará novamente. A equipe que fizer maior número de pontos vencerá a brincadeira.

Recursos Complementares

Como sugestão de atividade complementar a professora poderá assistir com as crianças os dois filmes baseados na obra de Ziraldo: Menino Maluquinho 1 e 2.

Sinopse:

• Menino Maluquinho

• Menino Maluquinho 2

Avaliação

Ao final das atividades, a professora poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

• A vida do Menino Maluquinho parece com a vida de vocês?

• As crianças de hoje têm a liberdade de brincar com seus amigos na rua?

• É certo dizer que lugar de criança é só na escola?

• A rua também pode ser um lugar de aprendizado?

Em seguida, a professora pedirá às crianças para que façam um desenho inspirado no livro O Menino Maluquinho e nos temas debatidos em sala. Logo após a feitura dos desenhos, cada criança deverá mostrar o trabalho feito para turma e explicar o que ela tentou representar ali. Por fim, a professora poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Vida de moleque é vida boa”, que ficará exposto em um mural da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário