Animais na Educação Infantil
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.
O passeio (Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
-Definir de diversos animais suas principais características;
-Diferenciar vertebrados e invertebrados;
-Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
-Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Procedimentos:
-Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
-Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
-Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
-Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
-Classificar animais;
-Desenvolver atividades lúdicas;
-Desenvolver atividades matemáticas;
-Montar jogos, tabelas e gráficos;
-Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
-Estabelecer ordem crescente e decrescente;
-Comparar pesos e medidas;
-Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
-Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
-Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
-Assistir a uma peça teatral;
-Associar escrita de nomes , letras e textos;
-Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
-Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atividades:
-Dinâmicas de grupo;
-Pesquisas;
-Leituras informativas;
-Jogos diversos;
-Quebra - cabeça;
-Calendários;
-Atividades matemáticas;
-Seqüência de figuras;
-Desenhos dirigidos e espontâneos;
-Recorte e colagem;
-Observação e relatórios;
-Cruzadinha;
-Caça- palavras;
-Produção de texto;
-Dobraduras(origami);
-Máscaras, fantoches e dedoches;
-Móbiles;
-Músicas;
-Poesias;
-Liga pontos;
-Pinturas;
-Listagens;
-Dramatizações;
-Leituras diversas;
-Passeios relacionados ao tema;
-Escrita espontânea;
-Mímicas;
-Fábulas, contos, histórias;
-Ditado diagnóstico;
-Painéis, tabelas e gráficos;
-Uso do tangran
-Adivinhações.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário