Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Atividade 1.7


Animais na Educação Infantil

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio (Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:

-Definir de diversos animais suas principais características;

-Diferenciar vertebrados e invertebrados;

-Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);

-Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Procedimentos:

-Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;

-Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

-Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;

-Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;

-Classificar animais;

-Desenvolver atividades lúdicas;

-Desenvolver atividades matemáticas;

-Montar jogos, tabelas e gráficos;

-Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;

-Estabelecer ordem crescente e decrescente;

-Comparar pesos e medidas;

-Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;

-Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;

-Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;

-Assistir a uma peça teatral;

-Associar escrita de nomes , letras e textos;

-Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;

-Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;
Atividades:

-Dinâmicas de grupo;

-Pesquisas;

-Leituras informativas;

-Jogos diversos;

-Quebra - cabeça;

-Calendários;

-Atividades matemáticas;

-Seqüência de figuras;

-Desenhos dirigidos e espontâneos;

-Recorte e colagem;

-Observação e relatórios;

-Cruzadinha;

-Caça- palavras;

-Produção de texto;

-Dobraduras(origami);

-Máscaras, fantoches e dedoches;

-Móbiles;

-Músicas;

-Poesias;

-Liga pontos;

-Pinturas;

-Listagens;

-Dramatizações;

-Leituras diversas;

-Passeios relacionados ao tema;

-Escrita espontânea;

-Mímicas;

-Fábulas, contos, histórias;

-Ditado diagnóstico;

-Painéis, tabelas e gráficos;

-Uso do tangran

-Adivinhações.

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;

Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;

Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário