Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Projeto Romeu e Julieta




Ferramenta pedagógica





YouTube - ROMEU E JULIETA RUTH ROCHA .wmv





Objetivo:



Estimular nas crianças o prazer pela leitura, desenvolver as habilidades motoras, reconhecer as cores e seu nome escrito, sabendo identificá-los em diversas situações do cotidiano.

Aproximar o aluno de algumas noções matemáticas, despertar o interesse pelo meio ambiente, valorizar a cooperação e o respeito.

Ouvir músicas, perceber e discriminar os sons.

Através de brincadeiras desenvolverem a capacidade de socialização, imaginação, imitação e os sentimentos, através da expressão corporal.



Conteúdo:



-História: “Romeu e Julieta” (Ruth Rocha);

YouTube - ROMEU E JULIETA RUTH ROCHA .wmv



-Painéis;

-Canteiros de flores com materiais recicláveis;

-Cores;

-Contagens;

-Escrita com letras móveis;

-Dia e Noite;

-Confecção de bichinhos de jardins;

-Brincadeiras;

-Meio ambiente;

-Dobraduras;

-Formas geométricas;

-Estação do ano: Primavera;

-Músicas;

-Teatro, através de brincadeiras.









Atividades / Cronograma:



1- Contar a história “Romeu e Julieta” (Ruth Rocha)

-Conversa sobre a história;

-Interpretação e dramatização;

-Desenho.





2-Confecção dos canteiros com materiais recicláveis, nas cores azul, amarelo, vermelho, verde, preto e branco.



3-Montar as palavras ROMEU e JULIETA com letras móveis, fazendo a contagem de letras, suas iniciais e última letra, recorte e colagem das palavras.









4-Confecção das borboletas com papel crepom, a partir de um quadrado, nas cores azul, amarelo, vermelho, verde, branco e preto.



5-Confecção de alguns bichinhos de jardim, com pedras e materiais recicláveis.



6-Brincadeiras

-Cambalhotas;

-Imitar Romeu e Julieta, fazendo o caminho na quadra, trabalhando coordenação motora, imaginação e criatividade;

-Brincadeira de roda;

-Brincadeira “Onde está a margarida?”.







• Alguém é escolhido para ser a “Margarida”. Depois, os outros formam uma roda com todo

o mundo bem pertinho para formar um castelo em volta da margarida.

• Escolher alguém para ficar do lado de fora, cantando assim:



Onde esta a Margarida?

Olê, olê, olá.

Onde está a Margarida?

Olê, seus cavaleiros.

A roda responde:

Ela está em seu castelo.

Olê, olê, olá.

Ela está em seu castelo.

Olê, seus cavaleiros.

O de fora canta de novo:

Eu queria vê-la.

Olê, olê, olá.

Eu queria vê-la.

Olê, seus cavaleiros.

Mas o muro é muito alto.

Olê, olê, olá.

Mas o muro é muito alto.

Olê, seus cavaleiros.

Tirando uma pedra.

Olê, olê, olá.

Tirando uma pedra.

Olê, seus cavaleiros.

Nessa hora, quem está de fora tira alguém da roda. As duas crianças começam a cantar

juntas:



Uma pedra não faz falta.

Olê, olê, olá.

Uma pedra não faz falta.

Olê, seus cavaleiros.

Quem está de fora vai tirando mais pedras, cantando as sim:

Tirando duas pedras.

Olê, olê, olá.

Tirando duas pedras.

Olê, seus cavaleiros.

Quando a “Margarida” ficar sozinha, todo o mundo canta junto:

Apareceu a Margarida.

Olê, olê, olá.

Apareceu a Margarida.

Olê, seus cavaleiros.



OBSERVAÇÃO: Nas brincadeiras estão sendo trabalhados esquemas corporais de nível alto, médio e baixo.



Duração: aproximadamente de 30minutos a 1hora cada brincadeira em dias alternados.



7-Painel do rio encontrado na floresta, trabalhando o meio ambiente, fazendo o rio limpo e outro poluído, usando dobraduras para fazer os peixes.

Duração: aproximadamente 3horas, podendo ser feito em dois dias.



8-Painel do DIA e NOITE, trabalhando também as palavras.

Duração: aproximadamente 2horas em dois dias.







9-Música: “Romeu e Julieta”





Todo Romeu é azul...

Não é não!

Todo o reino é azul...

Não é não!

Toda beleza é azul...

Não é não!

Todo o sorriso é azul...

Não é não!

Agora tudo mudou...

Já era!

Quando a Julieta passou

na dela

E a sua luz era amarela



Todo Romeu é azul...

Não é não!

Todo o reino é azul...

Não é não!

Toda beleza é azul...

Não é não!

Todo o sorriso é azul...

Não é não!

Agora tudo mudou...

Já era!

Quando a Julieta passou

na dela

E a sua luz era amarela.





10-Painel da Primavera, trabalhando essa estação do ano.





11-Piquenique.





12-Teatro, a partir de brincadeiras com roupas, acessórios, onde as crianças possam se expressar livremente, com nosso direcionamento.

2 comentários:

  1. Hoje estou num clima Ruth Rocha porque meus filhos se apresentam no teatro da escola como Ventinho e Pai do Romeu http://bit.ly/ftIgKn
    E na busca por imagens, cai aqui.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Em que ritmo e a música de Romeu e Julieta?

    ResponderExcluir